sábado, 17 de outubro de 2015

10 livros para ler e velejar



DICA DE LITERATURA

Dez livros para ler e velejar.


por Rafael Rabello





Todo velejador sabe que o livro é um grande companheiro das longas travessias, mas também sabe que o livro complementa plenamente o cenário veleiro, barulho do mar e do vento e paz de espírito, e é por isto que nós estamos trazendo neste post os ''dez livros para ler e velejar'' que são livros já lidos por nós, boa leitura.


Conversando com o Guardian
Se você quer um livro didático e bem humorado onde o veleiro conta as histórias vividas nas suas travessias sem esquecer dos aspectos técnicos do mundo da vela, você vai gostar do livro Conversando com o Guardian do Capitão João Sombra, neste livro o comandante aborda as experiências vividas no oceano e destaca os itens que todo velejador de cruzeiro que está querendo se aventurar em uma travessia mais longa precisa saber, como: Gastos com manutenção, as burocracias encontradas nos portos e nas alfândegas, valores de marinas e(ou) ancoragem e muito mais. Estes livros são vendidos diretamente pelo autor que utiliza sua pagina na internet para fazer a divulgação e venda. 

http://www.guardianboat.com.br/



Sinopse: A bordo de um veleiro de madeira fabricado em 1964 o capitão João Sombra juntamente com sua esposa a quem ele chama carinhosamente de Biita e seus dois filhos saem de San Diego na Califórnia para se aventurarem no oceano pacifico. 


Quantidade de páginas: 168

Autor: João sombra e Balbina Sombra
------------------------------------------------------------------------------------------------

O Que é vela?
Este livro é quase uma versão de bolso para ser lido em no máximo duas horas. Uma boa dica para iniciantes na vela que tem o avião ou o ônibus como meios de transporte.


http://www.saraiva.com.br/o-que-e-vela-historias-regras-curiosidades-col-o-que-e-1462282.html

Sinopse: "O que é Vela" chega para aproximar o esporte das pessoas comuns, auxiliar no entendimento das competições e na descoberta do encanto que há nas regatas, como aquelas oficiais que acontecem em campeonatos mundiais e também em Jogos Olímpicos e Pan-americanos.

Quantidade de páginas: 94
Autor: Silvia Vieira e Armando Freitas
------------------------------------------------------------------------------------------------

Gastronomia em Veleiros
Neste livro você vai encontrar uma quantidade de receitas e dicas muito ricas para cozinhar a bordo. O Comandante Mauricio Rosa consegue de forma prática e didática externar todo o seu conhecimento culinário deixando ainda dicas valiosas para os velejadores de plantão.

http://moanalivros.com.br/culinaria-de-aventura/gastronomia-em-veleiros.html

Sinopse: Se você ainda não sabe cozinhar a bordo, quer aprender um pouco mais sobre esta arte, ou apenas pensa em fazer pratos interessantes e rápidos, não perca tempo e embarque conosco nessa maravilhosa viagem de sabores.

Quantidade de páginas: 109
Autor: Mauricio Rosa
------------------------------------------------------------------------------------------------

Capitão Amador
O livro mais completo sobre navegação em cruzeiros de auto mar e também é o livro indicado para quem vai fazer a prova para capitão amador na Marinha do Brasil. Neste livro o Comandante Jaime Felipe trata desde hidrodinâmica até equipamentos necessários para navegações oceânicas.

Marinha do Brasil

Sinopse: Este livro é recomendado pela Marinha do Brasil para o estudo preparatório para o exame de capitão amador, ultimo estágio dos navegantes da categoria esporte e recreio.

A Obra aborda todos os assuntos do programa em um único volume. De maneira bastante prática, apresenta, no final de cada capitulo um questionário baseado em perguntas de provas passadas, elaboradas pela Marinha, de modo a orientar o estudo para os pontos de maior interesse.

Além do objetivo de aprovação no exame, este livro também tem como farol contribuir para a segurança da navegação em geral, especialmente das embarcações de esporte e recreio em travessias oceânicas.

Quantidade de páginas: 634
Autor: Jaime Roberto da Costa Felipe
------------------------------------------------------------------------------------------------

Navegar é Fácil
Nesta obra prima que já está na décima quarta edição você irá encontrar tudo que precisa para estudar para as provas de Arrais Amador e Mestre Amador. Este livro complementa o livro Capitão Amador.



Sinopse: Constituindo-se numa excelente fonte de habilitação obrigatórios para mestre amador, arrais amador e veleiro, ''navegar é fácil'' é antes de mais nada uma espontânea demonstração de entusiasmo pelas coisas do mar.

A Objetividade, a clareza didática, a simplicidade e suas inúmeras ilustrações o si só justificam o titulo do trabalho, valiosa contribuição ao desenvolvimento da mentalidade marítima de nosso povo.

Quantidade de páginas: 625
Autor: Geraldo Luiz Miranda de Barros
------------------------------------------------------------------------------------------------

Guia Prático de Manobra
De uma forma muito didática e ilustrada o autor descreve cada manobra minuciosamente e ensina conceitos básicos da navegação como o fundeio e a atracação.



Sinopse: Este Guia Prático de Manobras é realmente o resumo da experiência adquirida por Eric Tabarly durante mais de 20 anos de navegação a vela. Cada manobra descrita, cada situação apresentada já foi vivida pelo autor a bordo de seu PEN DUICK. Delas, ele tirou muitos ensinamentos que nos da agora de uma mandeira clara e precisa. Erick Tabarly fez questão de este documento fosse fartamente ilustrado para que o leitor possa compreender melhor a manobra descrita ou a situação imaginada.

Todos aqueles que fazem cruzeiro a bordo de um barco qualquer, seja ele grande ou pequeno, encontrarão nesta obra a resposta inúmeras perguntas que já se fez. Desde as manobras a serem efetuadas em caso de um ciclone até aquelas muito simples de atracar e desatracar de um cais a vela.

Quantidade de páginas: 178
Autor: Eric Tabarly
------------------------------------------------------------------------------------------------

Astronomia sem mistérios
Não entende como funciona o universo? Então pode ler este livro. Esta obra explica de uma forma simples e de fácil entendimento o que é, como funciona e como entender o universo e a astronomia.



Sinopse: Jhon Langdon-Davies disse certa vez que a história da inteligência humana e da nossa de 
crescente habilidade de construir imagens do universo são capazes de satisfazerem não só nossas emoções transitórias mas também nossa emoção mais permanente e fundamental. que é o amor a realidade.

A presente obra contribui de maneira modesta mas de forma muito objetiva, para a construção desta imagem. Escrita em um estilo simples e despretensioso, ela é fácil assimilação pelo leitor comum constituindo-se de um eficiente veiculo de divulgação de alguns conceitos fundamentais de astronomia, base para uma melhor compreensão do universo em que vivemos e elemento essencial para a vivencia da navegação.

Quantidade de páginas: 197
Autor: Geraldo Luiz Miranda de Barros
------------------------------------------------------------------------------------------------ 

Ciência e Navegação
Este livro conta como nas épocas passadas os navegadores europeus desenvolveram-se e adquiriram técnica suficiente para atravessar os oceanos.


Sinopse: A história da humanidade contém sagas de extraordinária beleza. mas nenhuma suplanta a historia dos descobrimento marítimos dos séculos XV e XVI. Homens de coragem e de saber aventuraram-se por mares e oceanos totalmente desconhecidos em busca de reconhecimento e riqueza. para isso foram necessários avanços técnicos que transformaram e desenvolveram a ciência da construção naval e dos planos vélicos das embarcações, a arte da cartografia e dos métodos de aquisição das informações geográficas essenciais a sua precisão, a navegação pela observação astronômica, os instrumentos e a matemática indispensáveis a sua utilização. Em fim, todos os meios que tornaram possível aos portugueses a descoberta de mais de dois terços da terra. Até aquela épocas incógnitos. a cegada ao Brasil foi fruto deste esforço heroico que não deixou ao acaso.

Quantidade de páginas: 115
Autor: Bento Ribeiro Dantas
------------------------------------------------------------------------------------------------ 

Júlio Verne - Os navegadores do século XVIII (Parte I e II)
Se você procura um bom livro de história e que faça referência a navegação, esta obra pode-lhe ser muito útil. Em um livro que conta a historia do século XVIII e que passa de Galileu até Júlio Verne.


Sinopse:  Antes de encetar a narrativa das grandes expedições do século XVIII devemos apontar os imensos progressos realizados pelas ciências durante este período. retificou-se, grande numero de erros consagrados, deram-se bases serias aos trabalhos dos astrônomos e dos geógrafos. Não falando já se não no assunto que nos ocupa. Modificaram radicalmente  a cartografia e deram a navegação uma segurança ate ai desconhecida.

Quantidade de páginas: 287
Tradução: Manuel Pinheiro Chagas
------------------------------------------------------------------------------------------------ 

Minha terra e meu povo
Somente após iniciar a execução deste post foi que percebi que eu somente havia lido 9 livros que faziam referencia ao mundo náutico, mas como o nome do post não é ''os 10 livros do mundo náutico'' e sim ''10 livros para ler e velejar'', fico tranquilo em indicar este excelente livro ''Minha terra e Meu povo'' a auto biografia do Dalai Lama.


Sinopse:  ''O Lama passou o dia inteiro observando o menino com crescente interesse, até a hora em que a criança foi para a cama. A comitiva toda pernoitou na casa e na manha seguinte, quando se preparava para partir o menino levantou-se e insistiu em ir com eles, este menino era eu''.

Quantidade de páginas: 275
Tradução: Dalai Lama

Twitter:  @canalventoleve
Facebook: Canal Vento Leve
Fanpage: Canal Vento Leve
Email: canalventoleve@gmail.com
Youtube: Canal Vento Leve
Blog: http://canalventoleve.blogspot.com.br/   

19 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas!
    Gostaria de sugerir histórias e lendas do descobrimento do Brasil, de Yuri e Vera Sanada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado comandante! Iremos colocar na nossa prateleira... Abraços e bons ventos!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Eduardo! Siga-nos também no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=cCV0vuYVYt8

    ResponderExcluir
  4. Eu só não concordo com o Livro do jaime. Custa uma fortuna e é cópia descarada e por vezes literal do Navegação - A Ciência e a Arte, do Miguens, que vc baixa de graça no site da Marinha. Bons ventos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juca, fiz o curso de capitão amador na CL Vela na Marina da Gloria e o Jaime era o professor. No site da marinha eles indicam o livro do Jaime. Pode me enviar o livro que você falou acima? em tempo, nós estivemos no Caulimaran a um ano quando não conseguimos fazer ANGRA X RIO, lembra? Abraços

      Excluir
    2. Cara, estou começando a estudar para CPA e estava pensando em comprar o livro do Jaime. Eu já tenho lido o Miguens, que inclusive usei para o exame de MSA. Confere mesmo isso que você tá falando? Então não vale mesmo a pena o Jaime. Porque pelo preço salgado, eu esperaria um livro de qualidade.

      Excluir
    3. Igor, na minha postagem eu dou a minha opinião sobre os livros que eu já li, o do Miguens eu não li ainda e não posso opinar. Se o livro do Jaime é cópia ou não como o Juca falou eu não sei, mas o livro Capitão Amador é muito bom e muito útil para as provas de capitão amador na marinha.

      Irei me aprofundar no assunto para lhe responder se realmente estes livros são similares.

      Grande Abraço e bons ventos...

      Excluir
    4. Meu amigo Rafael, ótimas dicas! Bom, o livro do Miguens, disponível no site da Marinha, é na minha opinião o melhor material de Navegação editado em Português. Trata-se de um imenso manual compilado de vários livros editados no exterior. No entanto, para se preparar para a prova de Capitão Amador, considero o livro CAPITÃO AMADOR do cmte Jaime, o melhor material, totalmente voltado para o programa da prova.O livro do Miguens vai bem além do conteúdo da prova, então para ter foco na prova, recomendo o do Jaime
      Grande abraço meu amigo!

      Excluir
    5. Meu amigo Rafael, ótimas dicas! Bom, o livro do Miguens, disponível no site da Marinha, é na minha opinião o melhor material de Navegação editado em Português. Trata-se de um imenso manual compilado de vários livros editados no exterior. No entanto, para se preparar para a prova de Capitão Amador, considero o livro CAPITÃO AMADOR do cmte Jaime, o melhor material, totalmente voltado para o programa da prova.O livro do Miguens vai bem além do conteúdo da prova, então para ter foco na prova, recomendo o do Jaime
      Grande abraço meu amigo!

      Excluir
  5. Guia Prático de Manobra de Eric Tabarly é uma publicação das Edições Marítimas, aqui no Brasil.
    Não houve um lapso ao informar que o autor é Geraldo Luiz Miranda de Barros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jorge, muito obrigado pela correção! Não foi um lapso e sim um erro de Ctrl C, Ctrl V do livro acima NAVEGAR É FÁCIL, este sim de Geraldo Luiz Miranda de Barros. O numero de paginas também estava errado e já corrigido para 178 paginas. MUITO OBRIGADO!!!!!!!!! Bons Ventos!

      Excluir
  6. Gostaria de fazer um adendo, sinto falta de uma literatura voltada para regata, ajuste e trimagem de velas.
    Temos algo disponível em português?
    Mesmo que seja literatura traduzida.
    Abraço e bons ventos sempre

    ResponderExcluir
  7. Aos livros técnicos e didáticos sobre vela, eu acrescentaria 'Velejando dos 8 aos 80 . Para iniciantes então, acho o melhor!!
    Outra sugestão é procurar no site 'Estante Virtual" por título ou autor. Lá vc encontra além daqueles que toda livraria têm, alguns raros, como o Guia Prático do Tabarly, entre outros...

    ResponderExcluir
  8. Valeu pelas dicas !!!
    Alguns fui tentar comprar na Moana, por exemplo, e não encontrei. Vou procurar na dica do colega "estante virtual".
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  9. Estou a procura desses livros e nada encontro.alguem ai vende esses livros?

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito de ler o Mar é minha terra do Beto Pandiani e também os livros da família Schumann

    ResponderExcluir
  11. Compartilhei no Facebook, Grupo Navegantes do Mar Oceano!
    https://www.facebook.com/groups/gruponavegantes/?ref=group_header

    ResponderExcluir
  12. Como eu faço para adquirir esses livros?

    ResponderExcluir