quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A escolha da âncora


Por Diógenes Rabello

FAÇA VOCÊ MESMO
A escolha da âncora.

Após a experiência já relatada em um post anterior aqui no Blog do Vento Leve, onde passamos um momento difícil em um temporal com ventos fortes na Ilha Grande e o Veleiro Velho Apito acabou garrando e se deslocou aproximadamente 150 metros do local original de fundeio e ainda  tivemos que fazer inúmeras manobras no escuro para conseguir fundear novamente em local abrigado, nos vimos obrigados a implementar o nosso sistema de ancoragem.

No dia seguinte deste acontecimento o comandante do Veleiro Caulimaran o capitão Ulisses nos questionou pelo VHF qual o sistema de ancoragem nós utilizávamos e a nossa resposta causou estranheza ao mesmo, já que utilizávamos apenas 40 metros de cabo trançado de 12mm, cinco metros de corrente 10mm e uma âncora Bruce de 7,5kg, ainda nesta comunicação o comandante Ulisses nos deu a ideia de adquirir uma âncora maior e mais metros de corrente para que ficássemos mais seguros.

Passado o susto procuramos nos capacitar sobre este tema na internet e com colegas da vela para aperfeiçoar o nosso sistema de fundeio e vimos que realmente o nosso sistema de fundeio não era adequado para as navegações que estávamos nos propondo a fazer.

Em países Europeus as âncoras do tipo Bruce à muito tempo não são utilizadas e nem sequer são fabricadas. As mais indicadas nos dias de hoje são as da "nova geração" do tipo arado, que entre elas são similares as:

  • Rocna , (Neozelandesa), talvez a melhor de todas, se saiu muito bem nos testes comparativos.
  • Manson Supreme, (Neozelandesa), uma das melhores.
  • Mantus, (Estados Unidos), promessa de ser a melhor.
  • Spade, (Francesa), é uma excelente ancora, pega bem em todo tipo de fundeio.

Estas ancoras não são fabricadas e nem comercializadas no Brasil e para importar o investimento é muito alto, inviabilizando a aquisição das mesmas, sendo assim resolvemos fazer uma ancora da nova geração para o Veleiro Velho Apito, após tirarmos molde de uma original, contratamos os serviços de uma metalúrgica no Espírito Santo que presta serviços para as mineradoras e estaleiros da região para confeccionar uma âncora similar a Rocna de 10kg, abaixo seguem as fotos e o passo a passo da da execução da nossa âncora.

Para construir uma âncora similar a Rocna de 10kg utilizamos aço carbono de 10,3mm para a confecção da haste, 9,53mm para o arado, 4,76 para a aba e a alça é feita com barra redonda de 3\8 que foram cortadas à plasma e soldadas com solda MIG, após a construção da âncora a mesma foi levada a uma metalúrgica no interior do Rio de Janeiro onde foi galvanizada a fogo.

OBS¹: O tubo do modelo original foi substituído pela barra maciça redonda de 3\8 pois a parte interna do tubo não recebe a galvanização, podendo então oxidar de dentro para fora.

OBS²: A junção entre a haste e o arado são encaixados milimetricamente e soldados tanto no topo quanto no fundo da âncora deixando-a mais resistente e robusta.


 Fase de desenvolvimento

Corte da haste

Corte do cepo e do braço

Dando acabamento da haste


Separação das peças para a montagem

Montagem da haste e do arado

Nivelamento da haste antes da soldagem

Nivelamento do arado antes da soldagem

Solda tipo Mig

 Haste soldada no arado


Finalmente a âncora no seu devido lugar... na proa do Veleiro Velho Apito

13 comentários:

  1. Boas comandante, não sei se é impressão ou não, mas me parecê que a curvatura não ficou a mesma. Isto pode ocorrer ? sera que não perde um pouco na hora do fundeio ?

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe, mas a ancora ficou top. muito semelhante a original. abraços e bons ventos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sérgio.

    Pelo que verificamos quando tiramos as medidas da original a curvatura estava igual! Obrigado pelo comentário! Araços, Rafael Rabello

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, o Paulo Tosin está fabricando uma similar em série, comprei e está para chegar,

    ResponderExcluir
  5. Show! Sou amigo do Paulo Tosin no Zap no grupos dos velejadores! Ele faz âncora em série e nós fazemos artesanalmente. Abraços, Rafael Rabello

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Comandante, a vida é feita de lições e aos mais atentemos têm o privilégio de aprender. E assim é o mar, nos ensinando a cada dia uma nova lição. E não esqueça, sempre antes de mudar de humor a mãe natureza manda avisos, basta observar. Bons ventos sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ulisses! Suas dicas foram 100% válidas e utilizadas para podermos melhorar nosso sistema de fundeio! Estamos a cada dia entendendo melhor como funciona a natureza e suas mudanças... A melhor forma de entender a natureza é interagir com ela... Abraços!!! BV

      Excluir
  7. Muito bom favor enviar end e fone do Paulo Tozin.
    Grato bons ventos ..smithstudio.mkt@gmail.com.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite comandante Diogenes, fiquei impressionado com a comfecção da ancora Rocna em uma metalurgica
    aqui de Vitoria ES, parabens. Mantive contato com o Rafael para saber sobre a possibilidade de adquirir uma destas para o meu veleiro BB36 2004 que mantenho em Angra dos Reis. obg Fernando.

    ResponderExcluir
  9. Nunca entendi o por que não encontramos essas âncoras comercializaras no Brasil. Li também que lá fora não são mais produzidas a Bruce, hegemônica em nosso país.
    Um amigo comentou "é porque a Bruce para nosso terreno de fundeio serve".... Pelo que li, serve, mas há melhores.
    Vou ter que trazer 10kg somente em ancora em alguma viagem para fora ???

    ResponderExcluir
  10. Muito legal, parabéns pela confecção da âncora!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia amigo, vc vende essas âncoras? como posso fazer contato?

    ResponderExcluir