quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A escolha do barco

                                                                        A ESCOLHA DO BARCO
                                                     Todos os passos e duvidas até a escolha do barco certo

Por Rafael Rabello, 28/10/2015

Após ler diversos blogs, sites e livros, pesquisar exaustivamente na internet e assistir muitos documentários sobre a circum-navegação e suas dificuldades, finalmente chegamos a conclusão da embarcação correta para a nossa necessidade. Levando em conta que na expedição Vento Leve teremos à bordo quatro pessoas na maioria das travessias, precisaríamos de um veleiro com capacidade de acomodar ao menos seis pessoas para pernoite, além de nos preocupar com geração de energia, água potável, diesel, espaço de armazenamento de alimentos e área de vivencia.

Algumas pessoas me perguntam porque um monocasco e não um catamarã? O Flávio e o Diogo fizeram a volta ao mundo em um caramarã, enquanto o capitão Sombra fez a volta ao mundo em um monocasco. Ao meu ver o catamarã é mais confortável e espaçoso e para viver em auto mar espaço e área de vivencia são fundamentais para o bom convívio da tripulação além de ter um calado menor e poder se aproximar mais da costa, facilitando o embarque e desembarque quando fundeados, já o monocasco é mais seguro, se defende melhor das ondas grandes e ventos fortes, tendo mais facilidade de se locomover ao enfrentar tempestades ou ciclones extratropicais. Resumindo, entre segurança e conforto, optamos pela segurança.

O tamanho do barco foi tema discutido durante muito tempo, pensamos de 23 a 55 pés, e definimos que entre 28 e 30 pés seria o tamanho ideal para nossa necessidade. O Veleiro Jornal, um Samoa 29, projeto do Cabinho fez a volta ao mundo com duas pessoas à bordo, já a família Schurmann fez a grande aventura à bordo do imponente Aysoo de 55 pés. Escolhemos o projeto Samoa 29 do Cabinho de 29 pés, por ter dois beliches, banheiro e cozinha amplos para seu tamanho, boa autonomia de combustível e de água potável, muitos armários e convés mais plano, aumentando a área útil do veleiro.

                                                                                               Samoa 29




O Modelo do veleiro também foi assunto, pensamos nos Fast 395 e 345, o segundo inclusive já fez uma volta ao mundo, pensamos nos Samoa 36 construídos pelo Manolo no Rio de Janeiro, pensamos nos Cabo Horn 35, nos B&B 36 que fizeram a volta ao mundo com o Vagabond, e como escolher qual modelo? Os Fast são barcos muito resistentes e confortáveis, porem o tempo é cruel e com aproximadamente 30 anos foram descartados. O Samoa 36, é um excelente barco e muito bem construído, porem estavam fora do nosso orçamento, como os Delta 36 que também não cabiam no nosso bolso, sobraram o B&B 36, o Cabo Horn 35 e o Samoa 29. E a decisão pelo Samoa 29 veio aliada a confiança no projetista que é especialista em barcos para longos cruzeiros e a nossa disponibilidade financeira.

Pesquisamos e visitamos vários veleiros durante quase dois anos, entramos em veleiros mofados, cheios de água no porão, com cupim e barata, madeira apodrecida, sistema elétrico por fazer e um dia vimos um anuncio na Internet do Veleiro Velho Apito. Liguei e marquei com o Sr. Fausto que me atendeu e me mostrou todo o barco, como o meu pai Sr. Diógenes fala, o barco nos escolheu naquele momento, abaixo seguem as especificações técnicas, fotos e equipamentos do Veleiro Velho Apito:

                                                                        BANHEIRO





                                                                CAMAROTE CENTRAL





                                                                   

                                                                    ARMÁRIOS



                                                                    COZINHA
                                                        MESA DE NAVEGAÇÃO
                                                    AO FUNDO A CAMA DE POPA
                                                      CAMA DE POPA E COZINHA


VELEIRO DE CRUZEIRO OCEÂNICO - SAMOA 29 PÉS - ANO 1994


NOME: Velho Apito
PROJETO: Roberto Barros Yacht Design (Cabinho);

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS: 
Projetado para pernoite de 6 pessoas, tem 180 cm de altura máxima na sala e banheiro; 
CABINE DE PROA: Beliche de casal (180 cm) e Gaiuta de 50cm X 50cm; 
BANHEIRO com bastante privacidade, isolado por portas da Sala e da Cabine de Proa, 2 Vigias com ventilação, Exaustor solar, Privada Nautec hidráulica, Pia de água doce com bomba de pedal e Chuveirinho elétrico, Bomba de porão elétrica; 
SALA: Beliche de casal (180 cm), Beliche de solteiro (180 cm), 6 Vigias com ventilação, Gaiuta de 50cm X 50cm, Mesa dobrável para 6 pessoas, Bomba de porão elétrica e Bomba de porão manual; 
COZINHA: Fogão de aço inox a gás GLP com 2 bocas e forno, Geladeira elétrica, Pia com cuba de aço inox servida de água doce e salgada, Exaustor solar; 
PULMÃO: Mesa de Navegação, Quadro Elétrico, Beliche 190 cm e Vigia com ventilação; 
COCKPIT: 2 bancos no púlpito de popa, Colchonetes, Estrado de madeira (removível), Toldo (bimini), Redes de proteção laterais (sanefas), Chuveirinho elétrico com água doce e Escada de popa.
CASCO cor creme e bege em fibra de vidro (resina isoftálica); 
CONVÉS em ply-glass (resina epoxy) estrutura em madeiras de lei (mogno, cedro, freijó, compensado náutico Berneck de cedro); 
MASTRO Nautec com escada de alumínio;
PÚLPITOS e postes em aço inox 316; 
QUILHA de ferro fundido de 1.300 kg;
ÁGUAdois Tanques com capacidade de 80 litros cada;
DIESEL um Tanque com capacidade de 60 litros;

EQUIPAMENTOS: 
MOTOR Yanmar 18 Hp
LUZ DE CRUZETA para iluminação do convés;
PAU DE SPINNAKER mais trilho e carrinho no mastro; 
ENROLADOR de Genoa manual; 
VELA GRANDE com 3 sistemas de rizo;
STORM GIB
GENOA de enrolador 135%;
GUINCHO DE ÂNCORA Lewmar 700w;
CORRENTE quarenta metros de 6mm calibrada;
ÂNCORA uma Bruce marca Hankla 7,5 kg, uma Danforth Fortress FX-16 e uma Similar a Rocna de 10kg; 
RADIO VHF Horizon Eclipse;
BÚSSOLA Aqua Meter Gemini; 
ESTAÇÃO com higrômetro, barômetro e termômetro;
BATERIAS 3 de 100 Ah; 
BIMINI COM PAINEL SOLAR Siemens modelo 75W;
CATRACAS quatro unidades;
STOPPERS seis unidades; 
CABOS com 2 anos, Adriças e Escotas em excelente estado;  
BOMBAS de porão duas elétricas e uma Manual.
GPS, um fixo Garmin 50s e um manual Garmin 78s
PILOTO AUTOMÁTICO Ray Marine ST2000
BOTE Remar Pratik 1,80m

Antes de comprar o seu barco, leve em conta, conforto, segurança, autonomia, espaço interno, espaço externo, estocagem, rigidez do casco, velocidade. Componha sua escolha também com ano do barco, estado do motor, estaiamento, velas, equipamentos, pintura de fundo, não esqueça de verificar o fundo para saber se existe osmose ou rachaduras no casco, procure ver o veleiro em dias de chuva para verificar se existem vazamentos, peça ajuda a um profissional ou pessoa mais experiente para lhe ajudar na visita ou vistoria, mas nunca deixe de sonhar.

O Sonho é o inicio do planejamento, não aborte o seu sonho pelo que os outros falam ou acham, siga em frente e empreenda a sua grande aventura de vida, independente de qual for.

4 comentários:

  1. Parabéns! Bons ventos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns eu estou seguindo seus passos e entrando neste maravilhoso mundo do mar

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo barco e excelentes orientações as quais vou seguir para entrar nesse mundo náutico que se me apresenta tão ou mais fraterno e acolhedor do que o mundo motociclistico. Parabéns por esse trabalho. Nunca parar de sonhar sem se abater pelo que outros falam ou acham, é o meu lema. Estamos chegando.

    ResponderExcluir