quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Sistema de fundeio

Rafael Rabello, 08/10/2015
DIÁRIO DE BORDO
Sistema de fundeio.


E mais um feriadão tão esperado chega! Nós do Veleiro Velho Apito ficamos felizes quando surgem feriadões prolongados.
Parte da tripulação chegou na quinta feira antes do feriado e iniciou o preparo do veleiro para passar 4 dias na Ilha Grande. Nosso roteiro contemplava Tapera, Saco do Céu e Abraão.
Na sexta feira abastecemos o Veleiro Velho Apito de diesel, água potável, água de serviço e suprimentos alimentícios, preparamos as velas para zarparmos no dia seguinte.
Saímos no sábado de carnaval em direção a Ilha Grande, mais precisamente em direção a enseada Sítio Forte na tapera onde fica o bar da Telma e do Naldi, que fazem uma lasanha de peixe bem conhecida e recomendada pelos velejadores que lá frequentam. Fizemos o percurso todo no motor pois não havia vento.
Nossa tripulação estava formada por quatro adultos, uma criança e um cachorro da raça poodle. Fizemos uma travessia bem tranquila com velocidade média de 5,5 nós e chegamos na tapera por volta de 12:00h.
Chegamos e logo fomos procurar uma ‘’poita’’ e como não achamos fundeamos no meio da enseada, desembarcamos, almoçamos, fizemos trilha, bebemos e descansamos bastante.
No fim da tarde resolvemos voltar para o barco, o vento começou a mudar e por volta das 19:00h e achuva caiu com força, os trovões e raios assustavam. Havíamos colocado o toldo no barco para que a noite o barco não tivesse quente para dormirmos e este foi o nosso grande erro, pois o toldo funciona como vela e quando o vento entrou forte o barco ‘’garrou’’.
Ligamos o GPS, VHF e o motor e ficamos de prontidão, no rádio ouvimos um chamado de socorro de uma senhora que dizia estar sendo jogada para as pedras, a tensão aumentou quando pelo GPS percebemos que nós estávamos uns 150 metros distantes do ponto inicial de fundeio.
Resolvemos então, levantar ancora e tentar fundear no mesmo lugar, sem sucesso! Levantamos âncora mais uma vez e tentamos fundear em outro lugar, onde julgávamos ser mais abrigado do vento, também sem sucesso! Neste meio tempo, vimos três barcos com as ancoras entrelaçadas e mais dois barcos que entrelaçaram seus mastros e estais.
Decidimos então motorar de um lado para o outro até que o vento passasse, o que não ocorreu! O vento continuava soprando forte e cada gota de chuva que caia do céu parecia ter o peso de uma bola de gude.
Por fim saímos da tapera e fomos para uma enseada ao lado no Sítio Forte onde com a ajuda de um outro veleiro que já estava fundeado conseguimos fundear e dormir mais tranquilos.

Diário de Bordo:

Dia 14/02/2015 (Sábado)
[08:00h] Saída do Bracuí;
[12:00h] Chegada em Ilha Grande na Tapera;
[13:00h] Desembarcamos para almoçar Tapera;
[17:00h] Embarcamos novamente;
[19:00h] O vento começou a mudar e a chuva caiu com força;
[20:00h] Havíamos colocado o toldo no barco por conta do forte calor do dia e com o aumento dos ventos tivemos que retirar o toldo;
[20:20h] Após muita luta para retirar o toldo com ventos muito fortes percebemos que nosso barco havia ‘’garrado’’;
[20:30h] Ligamos o motor;
[20:40h] Ligamos o GPS para verificar nossa posição e o VHF para comunicação caso houvesse algum problema;
[21:00h] Não só o nosso barco havia ‘’garrado’’, estávamos atentos ao VHF pois houve um barco chamando por socorro que acabara de ser jogado contra as pedras;
[21:10h] A situação havia ficado insustentável e realmente o barco havia se deslocado por mais de 150 metros;
[21:20h] Tomamos a decisão de levantar âncora e tentar fundear no mesmo lugar que havíamos fundeado mais cedo;
[21:30h] Não conseguimos fundear! E decidimos procurar um lugar mais abrigado do vento para fundear;
[21:50h] Tentamos fundear novamente! Sem sucesso! A esta altura haviam 3 barcos que também haviam ‘’garrado’’ e estavam com suas correntes entrelaçadas e mais dois barcos que estavam com os mastros e ‘’estaiamentos’’ entrelaçados;
[22:00h] Decidimos levantar âncora mais uma vez e ‘’motorar’’ até que o vento parasse;
[22:30h] O vento não parou e decidimos ir para Sítio Forte que fica ao lado da Tapera na sobra de uma montanha;
[22:40h] Com a ajuda de um outro veleiro que estava já fundeado neste lugar, conseguimos fundear;
[23:00h] Desligamos o motor e o GPS;
[00:00h] Fomos dormir, com o VHF ligado;

Dia 14/02/2015 (Domingo)
[07:30h] Acordamos e tomamos café;
[08:00h] A ideia era ir para o saco do céu, porem as mulheres estavam exaustas e assustadas e resolvemos voltar para o Bracuí;;
[09:00h] Levantamos âncora e zarpamos para o Bracuí;
[09:30h] O Comandante Ulisses do Caulimarã nos chamou no rádio perguntando como havíamos passado a noite e aproveitou para nos orientar quanto ao nosso sistema de fundeio;
[13:00h] Chegamos no bracuí;

Após ter passado este sufoco, decidimos então revisar nosso sistema de fundeio, compramos um guincho de ancora, destorcedor, corrente, e fizemos uma ancora similar a Rocna.

Abaixo a comparação do sistema antigo de fundeio com o sistema novo:

SISTEMA ANTIGO
Equipamento
Especificação
Unidade
Quantidade
Unitário
Total
Cabo Torcido Poliamida
10mm
Metro
60
R$           4,40
 R$      264,00
Corrente Galvanizada
10mm não calibrada
Metro
5
R$         19,90
 R$         99,50
Âncora
Bruce 7,5 kg
Unidade
1
R$      239,90
 R$      239,90
OBS: Os preços não contemplam frete

R$      603,40












NOVO SISTEMA
Equipamento
Especificação
Unidade
Quantidade
Unitário
Total
Cabo Torcido Poliamida
10mm
Metro
40
R$           4,40
 R$      176,00
Corrente Galvanizada
6mm Calibrada
Metro
40
R$         21,90
 R$      876,00
Âncora
Rocna 10 kg
Unidade
1
R$   1.500,00
 R$   1.500,00
Guincho Elétrico
CPX1 Lewmar 6mm
Unidade
1
R$   3.690,90
 R$   3.690,90
Destorcedor para âncora
Aço inox 8mm
Unidade
1
R$         79,90
 R$         79,90
Elo de emenda inox
8mm
Unidade
1
R$         23,90
 R$         23,90
OBS: Os preços não contemplam frete

R$   6.346,70






O nosso guincho foi comprado na Barco Novo que nos atendeu muito bem. O selenoide do guincho veio quebrado e bastou que nós enviássemos as fotos para que eles do produto avariado para que eles enviassem um novo selenoide dois dias após


Fabricação de âncoras similares a Rocna

Cabo torcido 3 pernas em Poliamida com proteção UV
Correntes calibradas galvanizada a fogo com diâmetro 6 mm - Comprimento do Elo 3 cm - Largura 1,9 cm

Guincho LEWMAR CPX1 700 WATTS para Embarcações até 36 PÉS
CONSTRUÇÃO: TOP EM AÇO INOX E BASE EM ALUMINIO
CORRENTE DE 6 MM OU CABO TORCIDO DE 12 E 14 MM
POTENCIA DO MOTOR : 700 Watts 12 V.
VELOCIDADE MÁXIMA DE SUBIDA: 19 M/MIN
TORQUE MAXIMO: 450 Kg
DISJUNTOR: 90 A.
PESO: 17 KGS



Destorcedor em aço inox para correntes de 6mm e 8mm, suporta peso de até 850 Kg. Comprimento total: 90mm, o destorcedor proporciona o deslizamento da âncora pelo suporte e mantém a corrente posicionada evitando torcê-la.
Em Aço Inox 316 para Emendas de Correntes. Fácil instalação, com Pinos rebatíveis para Travamento.
Dimensões: 6mm

Exemplo de esquema de fundeio:




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3 comentários:

  1. Boa noite Rafael, estava procurando informações sobre a ancora Rocna e felizmente me deparei com o
    blog Canalventoleve.Gostei muito das dicas sobre o sistema adotado por voce.Sou de Vitoria ES e possuo um veleiro BB36 2004 que esta em Angra dosReis dotado com uma unica ancora Bruce.Fiquei surpreso que foi cofeccinado uma Rocna em uma metarlugica capixaba.Gostaria de informações sobre a possibilidade de adquirir também uma desta. obg Fernando

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  2. Boa noite Rafael, estava procurando informações sobre a ancora Rocna e felizmente me deparei com o
    blog Canalventoleve.Gostei muito das dicas sobre o sistema adotado por voce.Sou de Vitoria ES e possuo um veleiro BB36 2004 que esta em Angra dosReis dotado com uma unica ancora Bruce.Fiquei surpreso que foi cofeccinado uma Rocna em uma metarlugica capixaba.Gostaria de informações sobre a possibilidade de adquirir também uma desta. obg Fernando

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    1. Olá Amigo, desculpe a demora! Envie um email para canalventoleve@gmail.com que eu lhe darei todas as informações... abraços BV

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